terça-feira, 10 de julho de 2012

O que é repescagem

Com a expansão da raça Crioula e suas grandes conquistas de melhoria genética e funcional ao longo de décadas, a cada evento tem ficado mais difícil selecionar os melhores exemplares. Animais de altíssima qualidade e com boas notas acabavam ficando fora da final do Freio de Ouro, em Esteio, devido ao alto nível de certas classificatórias. Para oportunizar que os criadores tivessem uma nova chance de obter vaga à Expointer, em 2009, por sugestão do então presidente Roberto Davis, a Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC) implantou a Repescagem.
“Dependendo das circunstâncias da prova animais bons podem ficar de fora. A proposta da repescagem é oportunizar que cavalos bons que ainda não conseguiram entrar na final do Freio de Ouro tenham mais uma chance”, explica Davis. Desde que implantada a prova tem sido sucesso entre criadores e já serviu de porta de entrada para excelentes animais que acabaram consagrando o seu potencial. Este é o caso da vencedora do Freio de 2011, RZ Reclusion da Carapuça, que obteve classificação para a maior prova funcional do cavalo Crioulo após ficar em primeiro lugar em uma repescagem.
 Anualmente duas repescagens são realizadas no Brasil: a fechada é realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, e a aberta em Brasília. Cada uma delas abre oito vagas – quatro para fêmeas e quatro para machos. Este ano a prova de Esteio será entre os dias 5 e 8 de julho e a de Brasília está marcada para os dias 27, 28 e 29. Ambas as provas serão realizadas na mesma programação das Exposições passaporte das respectivas regiões.
Para participar da repescagem em Esteio, o animal inscrito tem de ter passado por uma credenciadora ou classificatória com nota final acima de 18. Já na aberta qualquer animal está apto a ser inscrito – até o dia 10 de julho. A entidade irá subsidiar o frete dos animais para esta etapa na Capital Federal. Mais informações podem ser obtidas com o setor de Eventos, pelo telefone (53) 3284-1480.

Nenhum comentário:

Postar um comentário